Com base nos estudos realizados por este grupo do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, no Currículo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e na Matriz de referência para a avaliação SARESP, consolidamos este plano de aula.
Conteúdo: Números
negativos: Desvendando as regras de sinais
Tema: Números, Operações, Funções, Iniciação à Álgebra.
Número de aulas previstas: 12
a 16 aulas, devendo ser retomado em diversos outros momentos do curso.
Ano/série: 6ª
série/7º ano
Habilidades: Todas elas, com efeito, sugerem o interesse primeiro
pela boa leitura ou interpretação do problema, observando, isto é,
guardando este momento em um processo de tomada de decisão.
- H04 - Representar geometricamente os números reais na reta numérica. (GI). (observação: esta habilidade não consta na matriz do 7º ano e sim na do 9º ano).
- H11 – Efetuar cálculos com adição, subtração, multiplicação e divisão com negativos. (GII)
- H03 – Resolver problemas que envolvam as quatro operações básicas entre números inteiros – adição, subtração, multiplicação e divisão. (GIII)
- Grupo I - Competência para observar.
- Grupo II – Competência para realizar.
- Grupo III – Competência para compreender.
Objetivo:
- Compreender a
idéia de ordenação com números negativos;
- Compreender o
significado do zero como origem;
- Dar significado
aos números inteiros;
- Representar
geometricamente os números inteiros na reta numerada.
Justificativa:
- Estabelecer
correspondência entre situações concretas e contextos matemáticos que
justifiquem o uso de números negativos;
- Identificar a
insuficiência dos números Naturais para a resolução de novos problemas.
- Entendendo que este conteúdo é de grande valor para a aprendizagem dos alunos, tendo em vista estar presente nos diversos recursos midiáticos, como revistas, jornais, TV, etc, sendo necessário, portanto, que o aluno conheça seu significado e possa fazer uma leitura crítica, estabelecendo relações com seu contexto e vida social.
Procedimentos
Metodológicos:
- Aula Introdutória: Roda de conversa para levantamento de conhecimentos prévios, procurar assuntos relacionado em revistas e jornais e a narrativa escolhida pelo professor.
- Uso de narrativas: Campeonato de futebol;
Histórias dos Números Das
Pedras ao Computador. https://www.youtube.com/embed/a_9DPJpLvCE
- Uso de jogos como
recursos lúdicos:
Jogo das expressões numéricas,
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/20540/enumerica.swf
Jogo para cálculo
mental, http://rachucuca.com.br/jogos/calculadora-quebrada
- Enfrentamento de
situações problemas em duplas e/individual;
- Discussão e
levantamento de hipóteses sobre soluções obtidas em cada situação problema
em grupo.
- Contextualização -
extrato bancário, tabela de campeonato de futebol, leituras de gráficos, vídeos
e jogos.
- Todo processo será
registrado em forma de narrativas escritas ou de relatórios pelos alunos,
as quais poderão ser publicadas (blog ou pátio da escola)
Recursos
Materiais e tecnológicos:
- Caderno do aluno;
- Livro didático;
- Computador e
internet;
- Gráficos eletrônicos (Excel);
- Softwares: Excel e
Geogebra;
- Jogos;
Avaliação:
- Exercícios -
situação problemas
- Avaliações
escritas.
- Observação sobre a
ação do aluno nas atividades lúdicas.
- Registro do aluno
sobre suas investigações e o que compreendeu.
- Pesquisas
internet, jornal ou revista (conforme a realidade da escola e alunos)
Recuperação:
- Retomada das
habilidades que apresentarem dificuldades pela turma;
- Trabalhos em grupo
(agrupamento produtivo)
- Compartilhamento
das resoluções e método encontrado para resolver problemas em grupo;
- Analisando e
levantando hipóteses, em grupo.
- Propiciando sempre
a troca de conhecimento aluno/aluno e/ou professor/aluno.
- Avaliação escrita.
Grupo 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário