segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de aula - Números Negativos: Desvendando as regras de sinais.

Com base nos estudos realizados por este grupo do Curso Melhor Gestão, Melhor Ensino, no Currículo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e na Matriz de referência para a avaliação SARESP, consolidamos este plano de aula. 


Conteúdo: Números negativos: Desvendando as regras de sinais

Tema: Números, Operações, Funções, Iniciação à Álgebra.


Número de aulas previstas: 12 a 16 aulas, devendo ser retomado em diversos outros momentos do curso.

Ano/série: 6ª série/7º ano

Habilidades: Todas elas, com efeito, sugerem o interesse primeiro pela boa leitura ou interpretação do problema, observando, isto é, guardando este momento em um processo de tomada de decisão.
  •  H04 - Representar geometricamente os números reais na reta numérica. (GI). (observação: esta habilidade não consta na matriz do 7º ano e sim na do 9º ano).
  • H11 – Efetuar cálculos com adição, subtração, multiplicação e divisão com negativos. (GII)
  • H03 – Resolver problemas que envolvam as quatro operações básicas entre números inteiros – adição, subtração, multiplicação e divisão. (GIII)

  1. Grupo I - Competência para observar.
  2. Grupo II – Competência para realizar.
  3. Grupo III – Competência para compreender.


Objetivo:
  • Compreender a idéia de ordenação com números negativos;
  • Compreender o significado do zero como origem;
  • Dar significado aos números inteiros;
  • Representar geometricamente os números inteiros na reta numerada.

Justificativa:
  • Estabelecer correspondência entre situações concretas e contextos matemáticos que justifiquem o uso de números negativos;
  • Identificar a insuficiência dos números Naturais para a resolução de novos problemas.
  • Entendendo que este conteúdo é de grande valor para a aprendizagem dos alunos, tendo em vista estar presente nos diversos recursos midiáticos, como revistas, jornais, TV, etc, sendo necessário, portanto, que o aluno conheça seu significado e possa fazer uma leitura crítica, estabelecendo relações com seu contexto e vida social.
Procedimentos Metodológicos:
  •  Aula Introdutória: Roda de conversa para levantamento de conhecimentos prévios, procurar assuntos relacionado em revistas e jornais e a narrativa escolhida pelo professor.
  • Uso de narrativas:  Campeonato de futebol;
Histórias dos Números Das Pedras ao Computador. https://www.youtube.com/embed/a_9DPJpLvCE
  • Uso de jogos como recursos lúdicos:
  • Enfrentamento de situações problemas em duplas e/individual; 
  • Discussão e levantamento de hipóteses sobre soluções obtidas em cada situação problema em grupo.
  • Contextualização - extrato bancário, tabela de campeonato de futebol, leituras de gráficos, vídeos e jogos.
  • Todo processo será registrado em forma de narrativas escritas ou de relatórios pelos alunos, as quais poderão ser publicadas (blog ou pátio da escola)

Recursos Materiais e tecnológicos:
  • Caderno do aluno;
  • Livro didático;
  • Computador e internet;
  •  Gráficos eletrônicos (Excel);
  • Softwares: Excel e Geogebra;
  • Jogos;

Avaliação:
  • Exercícios - situação problemas
  • Avaliações escritas.
  • Observação sobre a ação do aluno nas atividades lúdicas. 
  • Registro do aluno sobre suas investigações e o que compreendeu.
  • Pesquisas internet, jornal ou revista (conforme a realidade da escola e alunos)

Recuperação:

  • Retomada das habilidades que apresentarem dificuldades pela turma;
  • Trabalhos em grupo (agrupamento produtivo)
  • Compartilhamento das resoluções e método encontrado para resolver problemas em grupo;
  • Analisando e levantando hipóteses, em grupo.
  • Propiciando sempre a troca de conhecimento aluno/aluno e/ou professor/aluno.
  • Avaliação escrita.

Grupo 5

Nenhum comentário: